Camaçari registra queda de 60% nos homicídios em setembro, aponta 12º BPM

 

Foto: Divulgação/Rafael Küster/PMC

Durante o mês de setembro, Camaçari apresentou redução significativa nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com destaque para a queda nos homicídios registrados na sede do município. Conforme dados do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a diminuição foi de 60% em comparação ao mesmo período de 2024.

Segundo o comandante do 12º BPM/Camaçari, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, a cidade passou de 10 homicídios em setembro de 2024 para quatro casos em setembro de 2025.

“É um número bastante expressivo, que demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido de forma integrada, com reforço na logística do policiamento e ações preventivas em parceria com a Prefeitura de Camaçari, que tem contribuído, sobretudo, com melhorias na iluminação pública e na infraestrutura viária, como também com a Delegacia da Mulher e a 4ª Delegacia de Homicídios”, destacou o comandante.

Entre os fatores de reforço no combate à criminalidade, o oficial ressaltou o trabalho contra a poluição sonora, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), no âmbito da Operação Paz e Ordem.

Tendência de queda

Além da redução em setembro, o balanço do primeiro semestre de 2025 já havia apontado queda de 16,3% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 77 casos, contra 92 no primeiro semestre do ano anterior. O 12º BPM também se destacou como a unidade que mais apreendeu armas de fogo em Salvador e Região Metropolitana no período.

Ações integradas

A gestão municipal tem reforçado a parceria com as forças de segurança, aliando estratégias de prevenção e investimentos sociais. Entre os projetos em andamento estão:

Brilha Camaçari, que moderniza a iluminação pública na sede e na orla;

Reabertura da Cidade do Saber, oferecendo atividades culturais, esportivas, educacionais e tecnológicas;

Reforma e requalificação das escolas da rede municipal;

Cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Senai.

Para o prefeito Luiz Caetano, a segurança pública também depende de ações sociais e de infraestrutura.
“Segurança também se faz com escolas funcionando, saúde acessível, cultura e esporte ativos e investimento em qualificação profissional. Esse é o caminho que estamos seguindo, sempre em parceria com as forças de segurança, debatendo estratégias voltadas à valorização da vida e construção de uma cidade mais segura e justa para todos”, afirmou.

Fonte: Voz da Bahia

Postar um comentário

0 Comentários